Degiovani, pioneiro da indústria brasileira de jogos, vira Toyart

Homenagem 3D ao gigante Renato Degiovani

Degiovani, pioneiro da indústria brasileira de jogos, vira Toyart. Foto: Raul Tabajara/Reprodução/Facebook

O artista Raul Tabajara postou sobre seu novo Toyart no Facebook, fazendo uma homenagem ao pioneiro da cena brasileira de games:

“Está aí a minha homenagem ao mestre Renato Degiovani, transformando-o em um Toyart Karikos.

Não conhece ele? Então eu conto a minha história: em 1988, eu tinha 8 anos de idade, eu adorava desenhar. Meu pai havia comprado um computador chamado MSX para nós. Lembre-se que nessa época as pessoas não sabiam o que era videogame! Eu tinha que explicar pro pessoal da minha escola que um jogo eletrônico era como controlar um desenho na televisão! (coisa bem bizarra, poucos tinham acesso a fliperamas ou mesmo ao videogame Atari).

O MSX veio com um aplicativo que se chamava GRAPHOS 3, um aplicativo de imagem (um photoshop). Ali eu aprendi a desenhar na tela. E o mais legal era que o aplicativo era feito por um brasileiro “Renato Degiovani”. E esse mesmo “cara” tinha inventado um jogo: Uma espécie de livro que você ia controlando uma pessoa através de texto e ela ia interagindo com o mundo… (estilo de jogo que ficou conhecido como “adventure” – o diferencial era que o jogo “amazônia” era em português, e eu conseguia ler!)

Então enquanto muitos leem entrevistas dizendo “Renato Degiovani foi o primeiro GameDesigner brasileiro” e entendem isso como história dos jogos no Brasil, eu VIVI isso! Eu jogava o jogo dele e ficava HORAS desenhando no Graphos.

Então, poder conhecer ele pessoalmente, bater vários papos e até convidá-lo para dar uma palestra na faculdade em que estudei foi realmente uma honra, e por isso essa homenagem!

(Renato ainda está na ativa fazendo jogos e agora com um canal de entrevistas no youtube!)”.

Em seu site oficial, Raul vende Toyarts e explica como os bonequinhos são feitos:

“KARIKOS TOYART é uma coleção de bonecos baseada na caricatura de pessoas reais.

Cientistas, Escritores, Filósofos e toda personalidade do mundo real que mereça uma homenagem pelos seus serviços prestados estão aqui!

Ela pode ter criado uma grande tecnologia, escrito um livro, composto uma música inesquecível, não importa: a coleção KARIKOS é a representação estilizada de pessoas que em algum momento nos tocaram fundo e nos trouxeram uma mensagem ou um momento feliz.

Sobre o Boneco Impresso:

O Karikos Impresso custa R$100,00 + frete a unidade.

O boneco enviado é produzido em impressora 3d de filamento com camada de 0.2mm. Usamos filamento PLA (o que é PLA?). Seu tamanho, montado, é de 17 cm de altura. Vai via sedex na caixa desmontado e sem cor. Como exemplo das duas imagens.

(…) A partir do pedido confirmado pedimos 5dias úteis para a postagem.

Todos os modelos são impressos no momento do Pedido. Um KARIKOS demora cerca de 6h para ser impresso + tempo de embalagem. Dessa forma temos um dia específico para enviar para os correios: Toda Sexta-feira. Se você fizer uma encomenda na Quinta ou na Sexta, provável que será postado na janela de postagem seguinte”.

Interessante, não?

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments