Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe - Drops de Jogos

Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe

Jogo nacional

Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe

Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do Game do Guri. Guri Capital e Grande São Paulo leva ensino musical para ambiente gamificado e derruba barreiras físicas das salas de aula.

A ciência já comprovou que o estudo da música na infância traz inúmeros benefícios que englobam disciplina, foco, coordenação motora, criatividade e raciocínio. Aprender a tocar um instrumento ajuda a assimilar conteúdos que exigem pensamento lógico e concentração, como matemática e línguas, pois as mesmas regiões do cérebro são ativadas. Imagine então levar o ensino musical para os jogos eletrônicos – universo habitual de crianças e adolescentes – como forma de fortalecer o processo de aprendizagem e derrubar as barreiras físicas das salas de aula.

Foi pensando nisso que a organização social Santa Marcelina Cultura, responsável pela gestão do Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, idealizou o GDG – Game do Guri. O projeto foi realizado junto ao Instituto Goethe, organização cultural de âmbito internacional da Alemanha. O game estará disponível de forma gratuita para download a partir do dia 30 de março (quarta-feira), na Play Store e no site do Guri https://gurisantamarcelina.org.br.

O jogo é inspirado na experiência dos próprios alunos do Guri. “A premissa é que o jogador deve convencer 10 compositoras e compositores que estão em São Paulo a assistir a sua apresentação. Mozart, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Beethoven, Adoniran Barbosa e Tom Jobim são alguns dos personagens que o público poderá interagir no GDG – Game do Guri. O ponto de partida e de chegada é o CEU (Centro Educacional Unificado), onde acontecem as aulas, ensaios e apresentações dos alunos do Guri. Ao longo das 10 fases, o jogador visita locais marcantes de São Paulo como o MASP, a Pinacoteca, a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, o Theatro São Pedro, a Sala São Paulo”, descreve Narayani Sri Hamsa, coordenadora pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo.

LEIA MAIS

1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe

Game do Guri é o novo jogo brasileiro de graça com o Instituto Goethe. Foto: Divulgação

A proposta do GDG – Game do Guri é a imersão em um mundo aberto que se expande de forma linear. As crianças terão que solucionar puzzles relacionados à teoria musical e passar por desafios rítmicos, acumulando pontos a cada clique. A cada compositor convencido a estar em sua apresentação, novas áreas de São Paulo são liberadas com novos desafios para resolver. O jogo foi desenhado para o público com idade entre 6 e 11 anos. No final da experiência o jogador poderá aprender mais sobre as notas musicais, harmonia, ritmo e repertório.

O GDG também será usado em sala de aula pelos professores como uma ferramenta auxiliar de ensino. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é que os estudantes de música de outras escolas e instituições do país vivenciem essa experiência do aprendizado musical em um ambiente gamificado.

O projeto é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 44 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua. Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 44 polos distribuídos pela capital e Região Metropolitana de São Paulo.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments