Publicado originalmente no perfil de Facebook do autor
O ano de 2019 foi excelente para as produções da TILT online, com a retomada de alguns projetos que, por conta da crise br, atrasaram seu lançamento. De tudo que foi feito, segue abaixo o que mais destacou neste ano:
A Lenda do Capão do Meio – O ano mal começava e um super projeto, misto de game com workshop, marcou o primeiro semestre. Nesta produção o leitor vai “desvendando” uma série de mistérios ao mesmo tempo que lhes dá o seu formato e toque pessoal.
A.R.T.U.R. – Nasceu como uma proposta de criar uma IA para contos interativos e acabou se tornando um “motor” de produção, tanto para narrativas interativas, quanto para adventures responsíveis. Além de proporcionar um “passeio” pela programação dos anos 70/80.
Star Trek – De autor desconhecido, foi o primeiro conto/livro interativo publicado na TILT online já operando o motor do A.R.T.U.R.
Encurralado – Criado por Divino C.R. Leitão, nos anos 90, esse conto/livro interativo é livremente baseado no filme DUEL de Steven Spielberg e inaugura uma fase de suporte a novos autores, com total apoio da TILT.
Era uma vez – O livro digital Narrativas Interativas que trata não apenas da parte teórica da criação de contos, livros e adventures, mas foca em especial as mecânicas de uso do motor do A.R.T.U.R., dentro do universo Micro Aventuras e que em 2020 irá dar destaque a workshops virtuais.
A Grande Aventura – o ebook definitivo sobre um dos primeiros jogos brasileiros, criado nos anos 80, e portado para quase todos os equipamentos e computadores (incluindo tablets e celulares) até os dias atuais.
Amazônia – O Resgate 2019 – Para quem jogou o adventure, tanto nos anos 80 quanto agora, a oportunidade de voltar ao mesmo cenário, 36 anos depois, em busca de pistas que o levarão, em 2020, a novas e emocionantes aventuras.
O ano está chegando ao seu final mas as promessas para 2020 estão apenas começando. Basta ficar ligado no endereço tilt.net.
Renato Degiovani é o primeiro game designer de jogos digitais, desde 1981. É colunista do site Drops de Jogos no espaço DEV.LOG, com textos regulares sobre sua experiência de décadas. Foi o desenvolvedor do jogo Amazônia, é conhecido na comunidade nacional do aparelho MSX, editou a revista Micro Sistemas e é responsável pelo espaço TILT Online.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.