Opinião: Tiani Pixel é a nossa Desenvolvedora Brasileira de 2021

A visão de Tiani é inovadora para a cena brasileira de jogos

Veja a Tiani Pixel

Tiani Pixel na Rádio Geek. Foto: Divulgação/NewsGames/Rádio Geek

Numa pesquisa rápida de Google, não encontro alguma entrevista dela ao vivo. Mas Tiani Pixel conversou em maio de 2019 com o NewsGames da Rádio Geek. Em 2021, ela, desenvolvedora de games trans, lançou com Fernanda Dias o jogo Unsighted.

Unsighted é daquelas experiências que cativam assim que você vê na timeline no Twitter. Tiani e Fernanda compartilharam a experiência do desenvolvimento, com todas as virtudes e as dificuldades, nas redes sociais. E foram incorporando elementos clássicos e originais em seu jogo.

Se o game já era bonito na superfície, ele não desgruda dos seus olhos quando você mergulha em sua história com androides reprimidos pelos males do ser humano, um enredo que reúne personagens LGBTQ+ e elementos conhecidos. É um jogo, se me permitem o trocadilho, com muita “alma” (quem jogar certamente vai entender).

A corrida contra o tempo (para evitar que os androides tornem-se os monstros Unsighted) pode dar a impressão que o jogo é um The Legend of Zelda num nível mais difícil. Mas o jogador pode optar por tirar os obstáculos do game brasileiro para apreciá-lo sem pressa.

LEIA MAIS

1 – Opinião: Como a saga Metal Gear Solid objetifica as mulheres e contribui para o machismo [TEXTO COM SPOILERS]

2 – Cyberpunk 2077 é o fracasso necessário, uma resenha. Por Pedro Zambarda

E o que se vê no enredo, nos gráficos pixel art e na atmosfera é a presença praticamente fixa de Tiani em sua obra.

O jogo foi indicado para o Seumas McNally Grand Prize do Independent Games Festival (IGF) e no Brazil Game Awards (BGA). Embora não tenha ganhado ainda essas premiações nacionais e internacionais no meio indie, o que considero uma falha assim como o The Game Awards (TGA), acredito que o reconhecimento maior virá com o tempo.

A visão de minorias que Tiani Pixel traz com seu primeiro game de grande repercussão merece um olhar detalhado com o tempo.

Por todas essas razões, Tiani Pixel é a nossa desenvolvedora de games brasileira do ano passado.

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments