O Insider trading é o nome dado a um crime financeiro conhecido e praticado em investimentos. Insider trading consiste em um processo no qual se usam informações privilegiadas para conseguir lucros e vantagens no mercado financeiro. Esse crime ocorre quando uma pessoa usa um fato relevante de uma empresa antes das outras pessoas atuantes no mercado.
Faz isso negociando ativos e conseguindo lucro com essas operações. O processo antecipa as movimentações do mercado com informações que não sejam conhecidas por outras pessoas. A lei brasileira considera essa atitude um crime financeiro.
Existem indícios quando esse tipo de crime ocorre, quando há um aumento relevante no volume de negociação de uma ação ou fundo imobiliário. O crime pode ocorrer ainda quando ocorre a compra ou venda de ações por parte dos controladores de uma empresa.
Existem vários exemplos de insider trading. Os mais comuns são com resultados operacionais das empresas, fechamento de novos contratos ou concessões, fusões e aquisições, investimentos das companhias e outros. Não só as pessoas com relação direta com a companhia podem se beneficiar dessa operação.
1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Há dois tipos de insider trading, o primário e o secundário. Os dois possuem particularidades importantes. O insider trading primário ocorre quando há um crime financeiro que foi cometido por uma pessoa que está diretamente relacionada com a informação privilegiada.
Pode ocorrer com acionistas majoritários, controladores, funcionários de alto escalão ou gestores, bem como prestadores de serviços contábeis e jurídicos. Dificilmente um investidor iniciante receberia essa informação.
Existe também o insider trading secundário, que acontece quando uma pessoa que não está diretamente relacionada com a empresa recebe uma informação privilegiada e comete o crime. Um agente da empresa oferece essa informação sigilosa de forma proposital. Isso se chama tipping.
O criador de Sonic foi preso no Japão. Segundo o FNN, Yuji Naka cometeu crime financeiro, envolvendo informações privilegiadas relacionadas à empresa Aiming, e à franquia Dragon Quest. Além do criador de Sonic, outras duas pessoas foram presas. Insider trading, no mercado financeiro, é crime.
Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…