K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda - Drops de Jogos

K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

K-Pop, uma cultura tão abrangente que chega, sim, aos games

K-Pop: Manual de Sobrevivência

Livro K-Pop: Manual de Sobrevivência. Foto: Divulgação

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Escrito por Babi Dewet, ex-apresentadora do Ponto K-Pop da PlayTV, e por Érica Imenes e Natália Pak, que foram editoras do portal SarangInGayo, o livro K-Pop: Manual de Sobrevivência (Gutenberg, 2017) tem jeitão de reportagem de revista de curiosidades, como a Superinteressante. Mas também entra na vida pessoal das autoras com a cultura sul-coreana.

Babi, por exemplo, dá os bastidores da vinda dos “garotos à prova de balas” do BTS no Brasil – para quem não sabe, “à prova de balas” é uma tradução da sigla do grupo musical, um dos maiores do K-Pop no mundo. As autoras também explicam como Gangnam Style, em 2012, foi um fenômeno no YouTube, com bilhões de visualizações, e ajudou a popularizar o estilo.

E não há um único estilo ou forma de se fazer K-Pop. O gênero inclui rappers, grupos femininos, grandes agências que monitoram esses artistas e existem até casos de perseguições de fãs. Embora seja um livro feito para fãs do gênero, as autoras não deixam de fazer críticas aos grupos empresariais envolvidos, fazendo um profundo trabalho de pesquisa.

LEIA MAIS

1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda

K-Pop: Manual de Sobrevivência

Livro K-Pop: Manual de Sobrevivência. Foto: Divulgação

Natália Pak traz experiências para quem quer conhecer a Coreia do Sul pela primeira vez, enquanto Érica Imenes também narra curiosidades sobre os bastidores das bandas.

Não sou o maior fã do estilo K-Pop, mas o livro é uma leitura leve e também mais densa sobre esse gênero cultural. Além de ser uma homenagem das autoras ao site SarangInGayo, hoje inativo.

É um tipo de música que hoje tem tudo a ver com o mercado de videogames – além dos K-Dramas (novelas do estilo), entre outros produtos culturais.

Recomendo a leitura. Há um segundo livro de 2019 com atualizações sobre o estilo (esse primeiro é de 2017). No ano de 2018, Babi Dewet concedeu uma entrevista para a Rádio Geek sobre o tema. Vale também rever.

Serviço

Nome do livro: K-Pop Manual de Sobrevivência, Editora Gutenberg, 2017

Preço: R$ 24,99

Adquira o livro: Aqui

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments