Em entrevista ao IGN, Hideo Kojima falou sobre as dificuldades enfrentadas durante o lançamento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. O game de 2001 foi o de maior sucesso da franquia, com mais de 7 milhões de cópias vendidas globalmente. O designer conta que depois do primeiro Metal Gear Solid, ele estava exausto, em um estado tão terrível que o levou ao hospital.
Ele agradeceu apoio de Kagemasa Kozuki, fundador da Konami, durante todo o processo. “Olhando para trás, sinto que ele [Kozuki] mostrou mais preocupação comigo do que qualquer outra pessoa sempre que eu estava tendo problemas”.
Quanto ao lançamento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Kozuki também teve papel importante na decisão de Kojima de lançar o game. Após o atentado de 11 de setembro, o lançamento parecia impossível – mas aconteceu. Kojima fala como foi:
“O 11 de setembro ocorreu em 2001, pouco antes do lançamento de Metal Gear Solid 2. Tínhamos acabado de despachar a versão final, mas o jogo apresentava tanto o World Trade Center quanto o Pentágono. Parecia impossível lançar o jogo. Fui chamado para a diretoria e todos ficaram pálidos quando expliquei a situação. Ninguém quis me dizer o que fazer, com exceção do Sr. Kozuki, que tratou do assunto.
LEIA MAIS
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Enquanto pensava no que fazer, fui falar com o Sr. Kozuki sobre a possibilidade de sair da empresa. Foi quando ele me disse: ‘Quando este jogo for lançado e a sociedade opinar sobre ele, eles estarão falando sobre você, seu criador, e sobre mim, a pessoa que o vendeu. Duvido que digam algo sobre mais alguém. O que você vai fazer? Estou pronto para o que acontecer’.
Quando soube o quão longe ele estava disposto a ir, tomei a firme decisão de lançá-lo juntos. O resto é história”.
Veja mais detalhes aqui e abaixo.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda
Testamos o SpatialLabs View, o “VR sem óculos” da Acer. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.