PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para pessoas com deficiência

CES 2023

PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para portadores de deficiência

PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para portadores de deficiência. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais da Sony. CES 2023: PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para pessoas com deficiência.

A PlayStation anunciou durante a CES 2023 o Project Leonardo, um kit de controle altamente personalizável para PS5 desenvolvido para que pessoas com deficiência possam jogar com mais conforto, facilidade e por longos períodos. O controle foi criado para que usuários com limitações possam lidar com desafios comuns, como   segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar os dedos da mesma forma que em um controle padrão. O Project Leonardo funciona em conjunto com acessórios de acessibilidade e se integra ao console do PS5, revelando novas maneiras de jogar.

Para desenvolver o projeto, a PlayStation conversou com especialistas em acessibilidade de importantes organizações como AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up. Confira algumas funcionalidades do novo controle:

Personalizações de hardware

O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Há uma variedade de botões e capas de controle analógico em diferentes formas e tamanhos que possibilitam a criação de ampla variedade de layouts de controle. A distância da capa do controle analógico também pode ser ajustada de acordo com a preferência do usuário e possibilita que ele encontre uma configuração ideal para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas. 

Personalizações de software

Os jogadores podem escolher e armazenar seus perfis preferidos de configurações do controle e deixar até três salvos, alternando facilmente entre eles na hora de jogar. Os botões do controle podem ser programados para qualquer função compatível e vários botões podem ser mapeados para a mesma função. 

Integração com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade

O Project Leonardo pode ser usado como um controle independente ou emparelhado com controles sem fio adicionais DualSense. Até dois controles do Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas ou para jogar em colaboração com outros jogadores. Os controles podem ser ativados ou desativados de forma dinâmica e usados em qualquer combinação. O Project Leonardo é expansível por meio de quatro portas AUX de 3,5 mm e oferece suporte a uma variedade de interruptores externos, possibilitando a integração com outros acessórios de acessibilidade.  

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda

PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para portadores de deficiência

PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle desenvolvido para pessoas com deficiência. Foto: Divulgação

Design 

O design é um diferencial. Simétrico e dividido, possibilita que os controles analógicos sejam posicionados na distância que desejaram, não exigindo que o usuário o mantenha entre as mãos – é possível colocá-lo em uma mesa ou bandeja para cadeira de rodas, por exemplo, além de poder ser fixado em suportes ou tripés e orientado a 360º. De acordo com a equipe que projetou o designe do acessório, “foram testados mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, buscando diferentes alternativas que ajudassem os jogadores a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Não há uma forma ‘certa’ de personalização. A intenção é capacitar os usuários para criar suas próprias configurações”.

Confira a novidade na íntegra no Blog da PlayStation: https://blog.br.playstation.com/2023/01/05/apresentamos-o-project-leonardo-para-playstation-5-um-kit-de-controle-de-acessibilidade-altamente-personalizavel/

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments