Companhias de jogos eletrônicos foram atingidas pelo enfraquecimento das vendas em 2022, quando os jogadores retornaram às atividades presenciais com o arrefecimento da pandemia. A mudança no cotidiano gerou corte de gastos. Essas informações constam em uma reportagem de Anna Gross no jornal britânico Financial Times.
Empresas do setor afirmam que ocorreu uma queda na demanda no último trimestre, desafiando a tese de que os games são uma das formas de entretenimento mais à prova de recessão econômica. Essa desaceleração ocorre depois que o setor teve um aumento na demanda e lucros abundantes durante a pandemia do novo coronavírus.
Essa expansão momentânea ocorreu durante a época de isolamento social. Gigantes como Sony e Microsoft registraram desaceleração.
As companhias registraram quedas nas vendas de seus negócios no setor. No mês passado, a Sony divulgou uma queda de 15% na expansão do PlayStation ano a ano.
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Em 8 de agosto de 2022, a NVIDIA, de produção de chips, relatou uma receita menor no segundo trimestre devido com queda no setor de jogos. A receita de games no segundo trimestre caiu 44% em relação ao trimestre anterior e 33% em relação ao ano anterior, para US$ 2,04 bilhões (R$ 10,5 bilhões).
O executivo-chefe da Take-Two Interactive, de GTA, afirmou a investidores que não acredita que “o negócio do entretenimento seja à prova de recessão ou mesmo necessariamente resistente à recessão”. No dia 8, a empresa divulgou as vendas previstas para o segundo trimestre e o ano todo, que ficaram aquém das estimativas dos analistas, fazendo com que o preço de suas ações caísse 5%. Por esse contexto, a afirmação de Strauss Zelnick faz sentido.
A tradução do artigo pode ser conferida no jornal Folha de S.Paulo.
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