Square Enix anunciou nesta segunda (2) a venda de três estúdios e uma série de franquias para a Embracer Group por US$ 300 milhões (em torno de R$ 1,475 bilhão). Entre os nomes estão Crystal Dynamics, da série Tomb Raider, a Eidos Montréal, responsável por games como Deus Ex e Thief, e a Square Enix Montreal, de Lara Croft Go e Hitman: Sniper.
Esse acordo ainda inclui outras 50 franquias clássicas, como Legacy of Kain, e será fechado no segundo ano fiscal da Embracer Group, ou seja, entre os meses de julho e setembro de 2022. De acordo com a Square Enix, a venda irá permitir que a empresa se adapte a mudanças que estão no horizonte no ambiente de negócios global, como a ascensão da tecnologia blockchain (como os NFTs em jogos), Cloud Gaming e Inteligência Artificial.
A empresa continuará a publicar títulos através de parcerias com estúdios ocidentais, como as séries Just Cause, Outriders e Life is Strange. Esse negócio vai envolver aproximadamente 1.100 funcionários espalhados através de 8 localidades ao redor do mundo.
A empresa não mencionou outros motivos por trás do acordo, mas comentou anteriormente em várias ocasiões que os títulos desses estúdios falharam em alcançar metas de vendas. Games como Marvel’s Avengers, da Crystal Dynamics, não apresentaram os números esperados, além de não terem feito sucesso com a crítica ou com o público.
Além disso, mesmo títulos bem avaliados, como Marvel’s Guardians of the Galaxy, da Eidos Montreal, ficaram abaixo das expectativas em termos de vendas. A Embracer Group conta com desenvolvedoras como a Gearbox Entertainment, THQ Nordic e Deep Silver.
LEIA MAIS
1 – Elden Ring, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Horizon Forbidden West, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Esse grupo tem expandido seus negócios na área de games: em 2020, adquiriu a Saber Interactive, de World War Z, e a A4 Games, da série Metro 2033. Em 2021, a empresa comprou a Perfect World Entertainment, responsável por MMOs como Perfect World.
Ainda não se sabe o que acontecerá com jogos em desenvolvimento contínuo, como Marvel’s Avengers, que recebe atualizações constantes. Já o novo título da franquia Tomb Raider, que foi anunciado recentemente com desenvolvimento na Unreal Engine 5, provavelmente será lançado já sob a Embracer Group.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Decisão da EA de remover Rússia do Fifa parece um erro. Por Pedro Zambarda
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.