2ª temporada do podcast Primeiro Contato recua nos primórdios da internet para avançar no cenário digital - Drops de Jogos

2ª temporada do podcast Primeiro Contato recua nos primórdios da internet para avançar no cenário digital

Primeiras impressões da segunda temporada

Demi Getschko e o podcast Primeiro Contato

Demi Getschko e o podcast Primeiro Contato. Foto: Divulgação/Spotify/Reprodução/Estadão

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Resenhamos a primeira temporada do podcast Primeiro Contato em 2021. Após um crowdfunding bem-sucedido, o jornalista Henrique “Rique” Sampaio prosseguiu com seu trabalho autoral apoiado pelo B9 no Spotify e nas plataformas de áudio. A primeira temporada encerrou na crise das revistas, do jornalismo impresso, e contou os primórdios dos jogos no Brasil.

Na segunda temporada, Primeiro Contato volta ainda mais para trás em dois capítulos lançados em maio de 2023. Rique conta a história da Embratel, a rede Ciranda (pioneira como rede social) e o Videotexto.

O recuo do podcast é estratégico. Para contar a história de redes sociais, Orkut e da internet guiada hoje por algoritmos.

No segundo capítulo dessa mesma temporada, o jornalista entrevista Demi Getschko, representante do notório saber em internet do NIC.br e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Também aborda a presença de Demi e Tadao Takahashi como os representantes do Brasil no Hall da Fama da Internet.

LEIA MAIS

1 – Pedro e Paulo Zambarda dão suas impressões sobre One Piece Odyssey e The Legend of Zelda: Tears of Kingdom

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Demi Getschko e o podcast Primeiro Contato

Demi Getschko e o podcast Primeiro Contato. Foto: Divulgação/Spotify/Reprodução/Estadão

A internet foi precedida por diferentes redes

Na história de Demi e do CGI.br, Rique Sampaio também explica que existiram outras redes descentralizadas antes da web e da internet TCP/IP, que foi a rede internacional comercial descentralizada bem-sucedida. Entra a história da BBS com Madic e outros pioneiros nessas redes.

O podcast também mostra que muitos dos pioneiros das redes acabaram rompendo com a polarização política nas redes, assim como ocorreu nos EUA com a ascensão de Donald Trump e a extrema direita.

Rique Sampaio abordará em futuros episódios o UOL Jogos e a formação de extremistas nas redes. Não tenho nenhuma informação antecipada, mas a histórias do passado que o jornalista cita apontam para esses assuntos.

É um podcast que merece a sua atenção. Inclusive pela citação do ex-ministro das Comunicações de FHC, o “trator” Sérgio Motta, que cometeu uma gafe no lançamento da internet.

Ele estava usando um PC com o jogo Paciência aberto.

Ouça os capítulos abaixo.

x.x.x.x.x.

Eu entrevistei Demi Getschko em 2014, no aniversário de 25 anos da internet, para o TechTudo. Vale rever a conversa aqui.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luana

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu Assista aqui