Resenhas

Primeiras impressões: Jogo brasileiro Camp Wars. Por Pedro Zambarda

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

À convite do desenvolvedor Pedro Caxa, nós jogamos 15 minutos do jogo brasileiro Camp Wars. Game de tiro em primeira pessoa com tinta, o título parece uma verdadeira brincadeira de criança com ares entre Counter-Strike e Fortnite. Os cenários coloridos e simples mostram que o game roda na maioria dos PCs disponíveis no mercado.

Camp Wars é fruto do trabalho duro de Pedro, que teve um lançamento não bem-sucedido em 2021 devido a problemas em servidores. No entanto, a dificuldade no desenvolvimento gerou algo positivo para o dev. Levando suas questões para uma rede social como o TikTok, ele bombou e chegou em mais de dois milhões de seguidores.

A cópia que jogamos, com o próprio desenvolvedor, estava disponível no estande do TikTok na Brasil Game Show (BGS). Os efeitos sonoros do game tiveram a colaboração do músico Thiago Adamo.

O jogo foi reconstruído do zero, levando em conta que suas primeiras versões mostravam personagens em terceira pessoa, armas com sons de tiro real e outras ideias que foram descartadas ao longo do caminho.

Caxa parece ter levado à risca a ideia de “menos é mais”.

E isso engrandeceu o jogo. Em setembro, conversei com ele em um debate sobre produção de conteúdo da Game Jam Plus. O papo, além de abordar as dificuldades como dev, mostrou que ele também criou um sistema de produção de conteúdo ao redor de seu próprio título e da indústria como um geral.

Pedro Caxa hoje fala sobre Camp Wars, sobre outros títulos do mercado, como Horizon Chase 2 e até sobre a grande indústria. É o “exército de um homem só”.

LEIA MAIS

1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Camp Wars. Foto: Reprodução

O desenvolvedor Pedro Caxa. Foto: Divulgação

Estamos na expectativa que mais pessoas possam jogar Camp Wars. Quando ele estiver efetivamente pronto.

Notas

  • Gráficos: 9
  • Jogabilidade: 9,5
  • Som: 9
  • Replay: 8,5
  • Nota final: 9

Sabemos que a versão disponível ainda é experimental. Mesmo assim não deixamos de dar notas para nossas primeiras impressões – podendo mudá-las com o jogo em sua versão final.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!