Acredite se quiser: a Sony está sendo processada na Holanda por monopólio de mercado e cobrança de valores abusivos.
A ação coletiva foi iniciada pela Stichting Massaschade & Consument, uma organização holandesa sem fins-lucrativos que tem como objetivo proteger os consumidores de práticas abusivas de mercado.
O processo acusa a Sony de “abusar de sua posição dominante no mercado de consoles na última década” (via Eurogamer). Por causa da grande fatia do mercado de games que representa a venda de jogos digitais – e a existência de consoles de videogame que não possuem leitores de mídias físicas – a organização acusa a Sony do monopólio dessas vendas.
A dona do PlayStation ainda é acusada também de aplicar algo que eles chamam de “taxa Sony”, que torna o preço de venda desses jogos mais altos para o consumidor.
Segundo Lucia Melcherts, diretora da Stichting Massaschade & Consument, é possível notar como a Sony está rapidamente mudando para uma política de consoles “apenas digitais” desde o lançamento do PS5. Enquanto isso, pesquisas mostram que os consumidores pagam, em média, um preço 47% maior por jogos digitais em comparação com a mídia física – mesmo com os custos de distribuição de jogos digitais sendo muito menores para a Sony.
O aumento nos preços do PlayStation 5 Digital, que em abril deste ano ficaram €50 mais caro sem oferecer qualquer contrapartida ou vantagem para o consumidor, também foi citado como um exemplo desse monopólio de mercado da Sony.
Considerando que mais de 80% dos donos de videogame da Holanda possuem um PlayStation, e que a Sony é a única fornecedora de jogos digitais para o console, ela pode tomar decisões em relação ao preço cobrado sem levar em conta consumidores e desenvolvedores por conta da falta de concorrência.
Assim, a ação possui dois elementos chave contra a Sony: impedir que haja uma livre concorrência de mercado, e usar esse monopólio para explorar consumidores (que pagam mais caro pelos jogos) e desenvolvedores (que não tem liberdade de decidir o preço de seus jogos).
A ação ainda defende que essas ações da Sony geraram um prejuízo num total de €435 milhões apenas na Holanda, que devem ser devolvidos aos jogadores.
Ainda não há data para o caso ir a julgamento, mas isto deve acontecer ainda este ano.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

