Recentemente o motor gráfico Unity anunciou que poderá taxar desenvolvedores de games que atingirem determinados patamares de downloads, mudando seu modelo de negócios que não cobrava royalties e para subsidiar iniciativas de inteligência artificial (IA). Essas mudanças revoltaram a comunidade de devs, incluindo os desenvolvedores indies.
Além da Unreal, que já é utilizada por parte dos desenvolvedores, existe o motor gráfico Godot, que é open source, código aberto, e gratuito.
A crise da Unity, para além de afetar grandes executivos, pode quebrar as pequenas empesas de jogos brasileiros. Segundo a ABRAGAMES, mais de 80% dos estúdios utilizam essa engine.
Vamos conhecer, então, o Godot.
LEIA MAIS
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
Quem é o Godot Engine?
Godot foi lançado em 2014 por Juan Linietsky e Ariel Manzur. Existe há menos de 10 anos. É um motor gráfico multiplataforma, que funciona para PCs e dispositivos móveis.
Comparando com a potência e a versatilidade do Unity, Godot não tem ainda o mesmo potencial. Ele ainda não tem o mesmo poder 3D do Unity e sua biblioteca consiste em jogos feitos principalmente por programadores e desenvolvedores de jogos iniciantes.
Unity chegou nesse patamar ao atingir grandes empresas como a EA e a Zynga. Mas nada impede que Godot chegue nesse caminho. A fundação dedicada ao motor gráfico aceita doações. Para que eles ampliem seu trabalho, você pode doar aqui.
We're so close to 3 round numbers! 2^15, 10^3 and 10!
Thanks everyone for your amazing support!
We're almost breaking even for the current payroll, giving us welcome security.Let's go to the next milestone so that we can start hiring more contributors! https://t.co/32WNFiArdZ pic.twitter.com/f7uS4c6k4N
— Godot Engine (@godotengine) September 15, 2023
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.