Drops de Jogos recebeu informações oficiais do Google. Google I/O 2023: IA Generativa na Busca, novidades em Android e muito mais; veja principais anúncios desta edição.
Nesta quarta-feira, 10 de maio, durante o discurso de abertura do Google I/O 2023, o CEO da empresa, Sundar Pichai, e os outros principais executivos apresentaram as grandes novidades e lançamentos da empresa. Este ano, o evento comemora sua 15a edição!
As novidades deste ano foram focadas em Inteligência Artificial e marcam a evolução do Google ano após ano, tornando essa tecnologia uma ferramenta transformadora e com o potencial de trazer mudanças significativas e positivas para pessoas e sociedades em todo o mundo.
Em seu discurso de abertura, Pichai compartilhou mais sobre o trabalho e a visão da empresa sobre IA, afirmando que há uma grande oportunidade de tornar a tecnologia ainda mais útil para todos.“Há algum tempo, aplicamos IA para tornar nossos produtos radicalmente mais úteis. Com IA generativa, estamos dando o próximo passo. Em uma abordagem ousada e responsável, estamos reinventando todos os nossos principais produtos, incluindo a Busca.”
Neste link, ou abaixo, você pode conferir os principais anúncios. Imagens das novidades e dos porta-vozes no palco estão disponíveis no site do I/O para a imprensa.
Também não deixem de conferir o perfil do Google no Twitter e no Instagram. Em nosso blog global serão atualizados os principais anúncios do evento. Confira também alguns materiais traduzidos no blog do Google Brasil.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PaLM 2: nosso novo modelo de linguagem
Com o objetivo de seguir desenvolvendo soluções de Inteligência Artificial de maneira responsável e inovadora, o Google quer maximizar seu impacto positivo na sociedade apoiando-se em seus princípios de uso. Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo se beneficiam desta tecnologia em produtos como Maps, Tradutor e Lens, entre outros. E, agora, a IA também vai ajudar a potencializar a criatividade com o Bard, aumentar a produtividade com o Workspace e facilitar o acesso ao conhecimento com a experiência generativa na Busca.
Como parte desses esforços, o Google apresentou hoje no I/O o PaLM 2, sua última geração em modelo de linguagem, com recursos de raciocínio e codificação aprimorados. O PaLM 2 é menor, mais rápido e eficiente do que os modelos anteriores. Nesta edição do I/O, compartilhamos cerca de 25 novos produtos e recursos desenvolvidos com este novo modelo, permitindo que pessoas em todo o mundo (incluindo consumidores, desenvolvedores e empresas de todos os tamanhos) possam aproveitar todo o potencial de IA.
Veja mais informações sobre os anúncios de IA em nosso blog post.
Turbinando a Busca com IA generativa
Graças aos novos saltos da IA generativa, estamos reimaginando — mais uma vez — o que uma ferramenta de busca é capaz de fazer. A partir de agora, é possível criar jeitos novos de fazer perguntas que as pessoas jamais imaginariam ver respondidas pela Busca do Google, além de transformar a forma de organizar as informações para ajudar ainda mais as pessoas a encontrar e compreender tudo o que está disponível.
Por isso, o Google anunciou hoje o Search Labs: um espaço onde as pessoas poderão se inscrever e experimentar novos produtos e ideias que o Google está desenvolvendo. Nas próximas semanas, será possível acessar o ícone de béquer no aplicativo do Google ou na área de trabalho do Chrome para registrar-se. Nosso primeiro experimento do Search Labs é a Experiência Generativa na Busca (Search Generative Experience ou SGE).
Veja um exemplo da experiência do Search Labs aqui.
Com o SGE, as consultas de busca vão trazer respostas baseadas em inteligência artificial, mostrando as principais informações com links para se aprofundar e as próximas etapas sugeridas. Quando clicar nesses comandos de acompanhamento, você verá um novo modo de conversação onde poderá perguntar ao Google mais sobre o tópico que você quer explorar.
O recurso estará disponível nos Estados Unidos, apenas em inglês, no Chrome para desktop e no aplicativo do Google (Android e iOS).
Comprando de forma mais fácil e simples
A IA generativa também vai facilitar a ter um um contexto mais amplo na hora de fazer compras a partir da Busca do Google. Na hora de pesquisar um produto, por exemplo, você verá um retrato resumindo fatos importantes que devem ser considerados, e produtos que se encaixam no orçamento. Haverá ainda descrições de produtos, incluindo opiniões relevantes e atuais, classificações, preços e imagens dos produtos. Essa tecnologia será usada pelo Gráfico de Compras do Google, que conta com mais de 35 bilhões de produtos. Este é o conjunto de dados mais abrangente que existe no mundo sobre produtos, vendedores, marcas, opiniões e estoques.
Veja mais detalhes em nosso blog post sobre Busca.
LEIA MAIS
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?
BARD
Expansão do Bard: agora em mais 180 países
Em fevereiro deste ano, Sundar Pichai anunciou o Bard, o serviço de conversação com IA da empresa, em inglês para avaliadores confiáveis nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Hoje, o Google apresentou várias melhorias e novidades sobre o Bard na experiência colaborativa de IA generativa da empresa: o acesso do Bard em inglês está sendo expandido para mais de 180 países, e a partir de hoje, será possível usá-lo nos idiomas japonês e coreano. Também removemos hoje a lista de espera para entrar no Bard e estamos trabalhando para que até o final do ano ele esteja disponível nos 40 idiomas mais falados, para que 98% das pessoas no mundo possam colaborar com a ferramenta em seus idiomas nativos.
Além disso, em breve, será possível ver imagens relevantes da Busca por Imagens do Google no Bard e, em breve, também poderá usar imagens como fonte de pesquisa para o Bard. (Bard ainda não estará disponível em inglês no Brasil neste momento).
Mais detalhes no blog post sobre Bard.
GOOGLE CLOUD & WORKSPACE
Novidades no Workspace
Já usamos IA no Workspace faz muito anos e um bom exemplo é o Smart Composer, que levou a recursos de escrita mais avançados alimentados por IA, sendo usados no Workspace mais de 180 bilhões de vezes apenas no ano passado. Hoje, também anunciamos o Duet AI para Google Workspace, que reúne todos os nossos poderosos recursos de IA generativa e permite que os usuários colaborem com a IA para que possam ser mais produtivos todos os dias. Estamos oferecendo os seguintes recursos para trusted testers, por meio do Workspace Labs:
No Gmail, estamos adicionando a capacidade de redigir respostas que consideram o contexto da thread do e-mail já existente — e disponibilizando a experiência em dispositivos móveis.
No Google Slides e no Meet, estamos permitindo que os usuários gerem, facilmente, imagens a partir de descrições de texto. Imagens personalizadas em slides podem ajudar a dar vida à sua história e, no Meet, elas podem ser usadas para criar planos de fundo personalizados.
No Google Sheets, estamos automatizando a classificação de dados e a criação de modelos personalizados, ajudando você a analisar e organizar dados com mais rapidez do que nunca.
Novos recursos de IA generativa também em Cloud
Para ajudar os usuários de nuvem de todos os níveis de habilidade a resolver seus desafios diários de trabalho, anunciamos o Duet AI para Google Cloud, nosso AI collaborator, que auxilia os usuários da nuvem com a conclusão de código contextual, oferecendo sugestões ajustadas à sua base de código, gerando funções inteiras em tempo real e ajudando com revisões e inspeções de código.
Já para desenvolvedores que desejam criar aplicativos de IA generativa de maneira mais simples e eficiente, também apresentamos novos modelos e recursos de base em nossos produtos de IA, como Codey, nosso modelo de geração de código; Imagen, modelo de conversão de texto em imagem; e o Chirp, modelo de fala de última geração. Também voltado desenvolvedores, anunciamos o Text Embeddings API, que permite aos desenvolvedores criar mecanismos de recomendação, classificadores, sistemas de resposta a perguntas, correspondência de similaridade e outros aplicativos sofisticados com base na compreensão semântica de texto ou imagens; e RLHF que permite às organizações incorporar feedback humano para personalizar e melhorar o desempenho dos modelos de forma mais profunda.
Mais detalhes sobre as novidades de Workspace e Cloud em nosso blog.
ANDROID
O que vem por aí em Android
Graças à IA generativa, agora também existem novas formas de personalizar um celular Android. Entre os destaques estão:
Magic Composer: Estará disponível nos próximos meses nas Mensagens do Google e oferecerá sugestões de respostas baseadas no contexto das mensagens, e até ajudará a transformar, em diferentes estilos, o que está escrito. Será possível, por exemplo, tornar uma mensagem mais positiva ou mais profissional.
Quando o Android 14 chegar, no final deste ano, novas maneiras de personalizar seu celular com novos atalhos de tela de bloqueio e uma opção de tema monocromático. Também serão disponibilizados Papéis de Parede Emoji, que permitem que você personalize seu papel de parede com suas combinações, padrões e cores de emoji favoritos.
Também compartilhamos alguns dados sobre o uso do Android. Entre eles, mostramos que Android Auto já está disponível em 200 milhões de carros este ano, e a expectativa de o número de modelos de carros com o sistema integrado mais que dobrará até o final do ano.
Veja mais sobre as novidades de personalização do Android em nosso blog post.
SEGURANÇA
Mais recursos de segurança e privacidade
Todos os dias, o Google trabalha para criar produtos que sejam seguros por padrão e coloquem as pessoas no controle de seus dados. Nesta linha, anunciamos novas funcionalidades para manter as pessoas mais seguras online:
Sobre Esta Imagem: a nova ferramenta do Google Imagens vai ajudar a avaliar a confiabilidade do conteúdo visual que você encontra on-line e oferece informações de contexto importantes, como quando foi indexada a imagem ou imagens semelhantes, onde pode ter aparecido pela primeira vez e onde mais foram vistas, como em notícias, redes sociais ou sites de checagem de fatos. Mais informações aqui.
Atualização do Encontre Meu Dispositivo: hoje foi também lançada uma experiência atualizada do “Find My Device” que facilita a localização de seus dispositivos. No fim deste ano, serão anunciados ainda alertas de rastreadores desconhecidos no Android, que irão notificar se um rastreador Bluetooth que não é seu for visto se movendo com você.
Navegação segura: nova API de segurança no Chrome e Android vai permitir identificar e alertar sobre sites e arquivos perigosos para ajudar na prevenção de golpes.
Proteções contra spam no Google Drive: expansão do recurso que facilita a revisão de arquivos. Você será informado na tela de permissão do seu telefone Android quando um aplicativo compartilhar suas informações com terceiros ou para fins publicitários.
Detalhes sobre como o Android mantém você mais seguro em nosso blog post.
GEO
Novidades no Maps: Visão Imersiva para rotas
No Google Maps e Street View, anunciamos o Immersive View para rotas, para que você possa visualizar de forma imersiva e em 3D cada parte de sua jornada antes de sair de casa, seja dirigindo, caminhando ou pedalando. O Immersive View para rotas começará a ser lançado nos próximos meses em Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Las Angeles, Nova York, Miami, Paris, Seattle, San Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza.
Mais detalhes no blog post “Um Google Maps ainda mais imersivo graças à IA”
HARDWARE
Novos integrantes da família Pixel
Durante o evento, o Google anunciou novos integrantes importantes do portfólio de produtos de hardware, que consolidam o objetivo de criar uma família de dispositivos que não só funcionam melhor juntos, mas que estão à disposição das pessoas:
Pixel Fold: é o primeiro celular dobrável do Google e traz chip Tensor G2, tela de 7,6 polegadas quando desdobrada, sistema Android, tela dividida funcionalidade e muito mais.
Pixel 7a: assim como o Pixel 7 e 7 Pro, o 7a conta com a icônica barra de câmera Pixel, e é o telefone da série A mais durável até agora. A câmera principal aprimorada conta com um sensor 72% maior que o Pixel 6a, além de uma lente ultra panorâmica de 13 megapixels.
Pixel Tablet: Nosso primeiro Pixel tablet conta com uma tela de 11 polegadas e a potência do chip Tensor G2. Oferece ainda o novo Charging Speaker Dock, que mantém o dispositivo carregado e também transforma o tablet em um dispositivo doméstico útil, que pode ser usado com as mãos livres. O dispositivo é o primeiro tablet com Chromecast integrado.
Por enquanto, esses dispositivos não estão disponíveis no Brasil.
Mais informações sobre Pixel em nosso blog global (em inglês).
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Vengeful Guardian Moonrider, uma resenha por Pedro e Paulo Zambarda
Opinião: Por que Elden Ring foi o game que simboliza 2022 para mim?
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.