Anime Hi Score Girl é uma declaração de amor aos arcades do passado

Homenagem

  • por em 23 de julho de 2021

Anime Hi Score Girl. Foto: Divulgação

Escondida em meio às inúmeras animações na plataforma de streaming Netflix, o fã de games vai encontrar uma verdadeira ode aos arcades dos anos 1990. Trata-se do anime Hi Score Girl, criação baseada no mangá de Rensuke Oshikiri, publicado desde 2011 pela revista japonesa Monthly Big Gangan, pertencente à Square Enix.

A história se passa nos anos 1990, a partir do fenômeno que ganhou o mundo com os jogos de luta de arcades, como Street Fighter II, Mortal Kombat e projetos similares.

Na trama, o personagem Haruo, um estudante pouco empenhado nas aulas, passa horas jogando diariamente nos fliperamas das redondezas. A história narra o encontro entre o personagem e a tímida Akira, que além de ser uma ótima aluna, se mostra uma rival à altura nos arcades.

O que chama a atenção na animação, no entanto, é o cuidado com que são apresentados os arcades do período, em uma verdadeira arqueologia de games da época, não apenas exibindo os jogos e seus ataques, mas explicando, por meio das observações do protagonista, o funcionamento de cada comando para as sequências de luta.

Segundo o executivo da produtora de animação J.C. Staff, Yuji Matsukura, em entrevista ao site Otaquest, a equipe pesquisou os hardwares originais dos arcades, que foram encontrados com a ajuda de colecionadores e revendedores e até mesmo em aterros sanitários.

As exibições dos jogos mostrados no anime foram gravadas a partir dos sistemas reais dos arcades e, de acordo com o produtor, alguns destes arcades só puderam ser encontrados por meio de entusiastas. “Existem alguns fanáticos por aí que ainda mantém o hardware original dos jogos de arcade”, declarou.

A Netflix conta com duas temporadas do anime em seu catálogo e, até o momento, não há confirmação da produção de um terceiro ano da série.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments