Sem informações concretas, Estadão diz que Lula vai aumentar impostos nos games - Drops de Jogos

Sem informações concretas, Estadão diz que Lula vai aumentar impostos nos games

A informação não é confirmada pelo gabinete de transição do presidente eleito

Lula

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

No dia 30 de novembro de 2022, o jornal Estado de S.Paulo afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fará um “revogaço de 20 medidas de Bolsonaro para o comércio exterior”, retirando as reduções de impostos. Entre os itens elencados pelo Estadão, está o setor de videogames.

O jornal centenário, na Coluna do Estadão, diz o seguinte: “Jet skis, veleiros e videogames, que tiveram as tarifas de importação reduzidas sob Jair Bolsonaro, terão o benefício revisto no governo Lula. O time do petista identificou portarias, decretos e resoluções que serão alvo de reversão em um total de 20 revogações que deverão fazer parte do revogaço prometido por Lula no início de seu governo. O diagnóstico é o de que essas medidas na área comercial beneficiaram produtos de luxo e foram concedidas sem critério técnico, a despeito de outras necessidades da indústria brasileira de importação de insumos e componentes. No revogaço, constam ainda revisões de medidas antidumping, de reduções tarifárias que violam as regras do Mercosul e de portarias que alteraram critérios de inclusão no ex-tarifário”.

Os videogames só são mencionados no começo do texto, sem mais detalhes. A informação vai de encontro ao conteúdo da Cartilha Lula Play, entregue ao presidente eleito e aos integrantes do gabinete de transição. No documento, elaborado por profissionais do setor de jogos, há a defesa de reduções mais efetivas de impostos nesse mercado.

O gabinete de transição de Lula não deu declarações oficiais ao Estadão no sentido de pensar uma política de aumento de impostos para jogos digitais.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – FIFA 23, o último de seu nome, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Lula

Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Jair Bolsonaro, o presidente em exercício, fez quatro reduções de impostos que não tiveram efeito nesse mercado devido à alta do dólar e a retração econômica.

O rumor, no entanto, se transformou em fato para alguns veículos de jornalismo. TudoCelular, MeuPlayStation, GameHall, canal de YouTube Central e Central Xbox repassaram o que foi informado pelo Estadão sem nenhum trabalho de checagem posterior.

Nas discussões que envolvem o comitê Lula Play ou os grupos de trabalho do gabinete de transição, também não foi informada uma política para aumentar impostos no setor de jogos. No Flow Podcast, Lula, ao mencionar a cartilha, fala sobre diálogo com o setor empresarial e educacional para gerar empregos e incentivo – porque o setor de tecnologia e inovação é estratégico.

Em coletiva de imprensa nesta sexta (2), Lula informou que só anunciará ministros após sua diplomação, prevista para 12 de dezembro. A única informação que ele confirmou para jornalistas é que Gleisi Hoffmann, presidente do seu partido, o PT, não terá cargo de ministra no governo a partir de 2023.

Em uma live no canal do ator Bemvindo Sequeira, eu expliquei mais sobre essa notícia dada pelo Estadão.

Transparência: O Drops de Jogos assinou e ajudou a elaborar a cartilha Lula Play. Você pode saber mais detalhes aqui.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Li Lohan

Como jornalista, dou muito valor nos veículos que “apuram” determinadas “supostas verdades”, e não buscam serem tendenciosos apenas para causar borburinho, ou atrair cliks! Parabéns pela matéria!!! Que outros mais sigam seu exemplo!

Precisamos disso no meio!

Abçs
\,,/_