Filho de Bolsonaro teve reunião com secretária sem registro para tratar de eSports - Drops de Jogos

Filho de Bolsonaro teve reunião com secretária sem registro para tratar de eSports

A reunião secreta de Jair Renan Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro e Celina Leão

Jair Renan Bolsonaro e Celina Leão. Foto: Reprodução/UOL

Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal admitiu à Justiça que não registrou a reunião que sua então secretária e hoje vice-governadora, Celina Leão (PP), manteve com Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2020. Essa informação foi divulgada pelo repórter Wanderley Preite Sobrinho no UOL em 14 de abril.

O 04, Jair Renan, realizou pelo menos uma reunião no prédio da secretaria. Como o filho de Bolsonaro conseguiu um escritório no estádio Mané Garrincha, havia a suspeita de tráfico de influência, mas o caso investigado acabou arquivado. A pasta decretou sigilo sobre o que foi discutido e quem participou do encontro. 

Isso ocorreu após o servidor Marivaldo de Castro Pereira fazer um pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação) por conta própria para ter acesso ao conteúdo da reunião.

Processada em razão do sigilo, a secretaria perdeu em duas instâncias. Como o sigilo caiu, o governo deveria revelar quem participou da reunião e o que foi acertado. A secretaria, porém, respondeu à Justiça que “não há atos ou quaisquer documentos a serem disponibilizados”.

“Por se tratar de uma visita de cortesia à titular da pasta, e, portanto, de caráter meramente informal, não houve registros ou apontamentos e, desta forma, não há atos ou quaisquer documentos a serem disponibilizados”, diz a Secretaria de Esportes e Lazer do DF à Justiça.

Na reunião, ocorrida em 22 de setembro de 2020, 04 e Celina conversaram sobre eSports. Os jogos eletrônicos são uma das áreas de atuação da empresa dele, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, que chegou a ser investigada pela Polícia Federal por suspeita de tráfico de influência justamente por sua relação com a Secretaria de Esportes do DF em caso que foi arquivado.

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

Jair Renan Bolsonaro e Celina Leão

Jair Renan Bolsonaro e Celina Leão. Foto: Reprodução/UOL

A resposta da secretaria acabou omitindo quem acompanhou Renan na reunião. A ação queria saber se 04 foi acompanhado do então assessor especial da Presidência Joel Novaes da Fonseca, que passou a aparecer em agendas do filho de Bolsonaro, como a que ele manteve com o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A agora vice-governadora entrou na mira também por sua relação com a família de Renan. 

Ainda deputada federal, ela nomeou a mãe do 04, Ana Cristina Siqueira Valle, sua secretária parlamentar em 2021, acredite se quiser.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments