Thiago Trindade Lula da Silva, neto do presidente Lula, fez uma live na Twitch no dia 18 de abril e fez críticas abertas ao seu avô. Diz ele: Sou desenvolvedor de jogos, estou começando nessa área e eu fiquei bastante chateado com a fala. Apesar que eu entendo de onde vem isso.
Faço essa crítica de forma bem sóbria. A fala dele foi emocionada enquanto avô, enquanto pai e estadista. Estava preocupado com seus filhos, com as crianças e com a nação brasileira. Eu entendo que ele tenha se exaltado e tenha esse conceito errado na cabeça dele.
Quero discutir por qual razão ele pensa isso. Cheguei a conclusão que ele caiu em uma mentira, de um conceito que é muito usado pela extrema direita. Lembro quando falavam que Pokémon era “coisa do demônio” em décadas passadas. Os conservadores falavam isso.
LEIA MAIS
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?
O videogame é um bode expiatório fácil de se culpar. Não é o produto cultural que torna a pessoa violenta e sim a incitação ao ódio. E a incitação ao ódio foi muito feito nos últimos quatro anos contra minorias, incentivando o armamentismo, mentindo para caramba. E eu vou discordar do meu avô sobre não existirem jogos de amor. Eles existem e não tornam a pessoa carinhosa.
Thiago também divulgou a carta “O que as famílias precisam saber sobre games”, da pesquisadora Ivelise Fortim da Homo Ludens. Veja o corte da live do neto do Lula logo abaixo.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Vengeful Guardian Moonrider, uma resenha por Pedro e Paulo Zambarda
Opinião: Por que Elden Ring foi o game que simboliza 2022 para mim?
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Casa, ele tá falando da direita, mas o Bonoro ligou para o fallen baixou impostos, n vi nada do bozo relacionando video games a violencia, o Lula falou merd* pra caralh* e ponto, n adianta jogar a merda para outro e isso é muito triste para toda a comunidade, no começo do ano a ministra do esporte fez a mesma coisa, não é um ponto fora da curva, o Lula errou e errou feio, e não, não sou a porr* de um bolsominio.