Influenciadora trans gamer denuncia LGBTfobia da BGS; evento responde - Drops de Jogos

Influenciadora trans gamer denuncia LGBTfobia da BGS; evento responde

Caso de preconceito na Brasil Game Show

Bryanna Nasck, streamer e influenciadora trans, fará cobertura do evento

Bryanna Nasck, streamer e influenciadora trans, fará cobertura do evento Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

Brasil Game Show 2022, maior evento de games do Brasil e da América Latina, foi acusada de transfobia pela influenciadora gamer trans Bryanna Nasck. O evento, no momento do cadastro para entrada dela, obrigou o uso do “nome morto”, o nome de nascimento de uma pessoa trans ou não binária sem o seu consentimento.

Bryanna escreveu o seguinte no Twitter em 29 de setembro de 2022: Acabei de descobrir que no meu credenciamento da @BrasilGameShow irá constar meu nome morto, pois eles só aceitam nome social se tiver “algum processo de mudança de nome”. Mais um no capítulo das transfóbias diárias de que precisamos enfrentar.

É vergonhoso BGS! Essa será a primeira vez que vou na BGS e já adianto que agora só vou para conhecer vocês e entregar os trabalhos. Perdi qualquer ânimo quanto a evento todo.

A equipe tentou conversar com @BrasilGameShow e eles se recusaram a tentar resolver a situação. O maior evento de games do Brasil sendo abertamente transfobico.

LEIA MAIS

1 – Marvel’s Spider-Man Remastered, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Journey, uma resenha 10 anos depois. Por Pedro Zambarda

Bryanna Nasck, streamer e influenciadora trans, fará cobertura do evento

Bryanna Nasck, streamer e influenciadora trans, fará cobertura do evento
Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

A BGS respondeu algumas reclamações no Twitter. Soltou uma nota oficial, na mesma rede social, somente um dia depois: A BGS está sempre disposta a subir de nível e passar de fase. Isso vale para cada detalhe do evento e para assuntos extremamente importantes, como inclusão e diversidade. Após o post da influencer @BryannaNasck, recebemos diversos feedbacks e foi muito esclarecedor.

Trabalhar em modo coop é a melhor alternativa para evoluir! Acompanhamos as redes sociais, conversamos com representantes de diferentes comunidades, inclusive com a própria @BryannaNasck, e estabelecemos algumas mudanças já para a edição desse ano, como atualizações no sistema e processo de entrada do evento – com checagem via nome ou número de identidade – e inclusão do nome social nas credenciais de convidados de expositores.

O diálogo está aberto e será mantido assim p/ que a BGS seja cada vez melhor p/ todos.

Bryanna respondeu ao evento: Obrigada por todes que se levantaram e ecoaram minha voz. Ela foi ouvida pela @BrasilGameShow e todas pessoas Trans irão poder usar seu nome social. Esse foi um passo muito importante para lembrar que vida de pessoas trans importam!

De fato a resposta da Brasil Game Show é uma boa resposta. Pena que esse episódio de preconceito aberto ocorreu. Pena que o evento não agiu rapidamente para requisitar outros dados de cadastro, respeitando o nome social da influenciadora. E, felizmente, também, que portais como Voxel e UOL tenham coberto o caso.

Do contrário, esse episódio de preconceito não ganharia a repercussão necessária.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

O que eu achei do BIG Festival 2022. Por Pedro Zambarda

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments