Segundo reportagem de Daniel César no site NaTelinha, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos para mudar a TV Brasil, que é estatal. O líder petista quer mudar o estilo de “emissora do governo” para transformá-la numa espécie de “BBC brasileira”, algo que já era discutido entre comunicadores em governos passados.
De acordo com a matéria, Lula já teria avisado sua equipe de trabalho que quer uma relação de jornalistas que seriam capazes de transformar a TV Brasil em referência mundial para uma estatal. Ele teria confidenciado a aliados, segundo fontes ouvidas pelo site, que ficou frustrado com o que aconteceu com a emissora nos últimos anos no governo de Jair Bolsonaro.
Nessa mudança, o canal deixará de acompanhar inaugurações e atos do governo e o modelo de programação seria diferente. O NaTelinha afirma que Lula quer investimento em programas de games, voltados para o jovem, com espaço para minorias e documentários.
A TV Brasil pertence à EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que também é responsável pelas rádios públicas brasileiras. De acordo com dados oficiais do governo federal, o orçamento da empresa mantenedora da TV Brasil foi de R$ 520 milhões em 2021 e a tendência é que este número seja maior em 2022.
1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Para a reportagem do site, o primeiro nome cogitado por Lula para assumir o comando da EBC foi de Juca Kfouri. Políticos próximos do presidente eleito acreditam que ele não deve aceitar, caso o convite seja feito. Lula, segundo o NaTelinha também quer tentar José Trajano, nome responsável por criar a ESPN Brasil nos anos 90.
NaTelinha diz que o nome do jornalista Leandro Demori, ex-Intercept e responsável pela Vaza Jato, foi colocado entre as especulações. Também está na lista de especulações Cristina Serra, ex-Globo, e Helena Chagas, que foi secretária de comunicação do governo de Dilma.
O atual diretor presidente da EBC, que comanda a TV Brasil, é Glen Lopes Valente, que fica no cargo até março do ano que vem e foi nomeado por Jair Bolsonaro. Lula não tem pressa para escolher o substituto.
O NaTelinha diz que o critério de escolha será quem apresentar um projeto que se enquadre ao de mudança. A reportagem completa pode ser lida aqui.
Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Ver Comentários
Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu aplicativo cine vision v5
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.link do aplicativo