Novo governo deve fazer mudanças na TV Brasil e incluir games

Segundo reportagem do site NaTelinha

TV Brasil

TV Brasil. Foto: Divulgação

Segundo reportagem de Daniel César no site NaTelinha, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem planos para mudar a TV Brasil, que é estatal. O líder petista quer mudar o estilo de “emissora do governo” para transformá-la numa espécie de “BBC brasileira”, algo que já era discutido entre comunicadores em governos passados.

De acordo com a matéria, Lula já teria avisado sua equipe de trabalho que quer uma relação de jornalistas que seriam capazes de transformar a TV Brasil em referência mundial para uma estatal. Ele teria confidenciado a aliados, segundo fontes ouvidas pelo site, que ficou frustrado com o que aconteceu com a emissora nos últimos anos no governo de Jair Bolsonaro.

Nessa mudança, o canal deixará de acompanhar inaugurações e atos do governo e o modelo de programação seria diferente. O NaTelinha afirma que Lula quer investimento em programas de games, voltados para o jovem, com espaço para minorias e documentários.

A TV Brasil pertence à EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que também é responsável pelas rádios públicas brasileiras. De acordo com dados oficiais do governo federal, o orçamento da empresa mantenedora da TV Brasil foi de R$ 520 milhões em 2021 e a tendência é que este número seja maior em 2022.

LEIA MAIS

1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda

TV Brasil

TV Brasil. Foto: Divulgação

Para a reportagem do site, o primeiro nome cogitado por Lula para assumir o comando da EBC foi de Juca Kfouri. Políticos próximos do presidente eleito acreditam que ele não deve aceitar, caso o convite seja feito. Lula, segundo o NaTelinha também quer tentar José Trajano, nome responsável por criar a ESPN Brasil nos anos 90.

NaTelinha diz que o nome do jornalista Leandro Demori, ex-Intercept e responsável pela Vaza Jato, foi colocado entre as especulações. Também está na lista de especulações Cristina Serra, ex-Globo, e Helena Chagas, que foi secretária de comunicação do governo de Dilma.

O atual diretor presidente da EBC, que comanda a TV Brasil, é Glen Lopes Valente, que fica no cargo até março do ano que vem e foi nomeado por Jair Bolsonaro. Lula não tem pressa para escolher o substituto.

O NaTelinha diz que o critério de escolha será quem apresentar um projeto que se enquadre ao de mudança. A reportagem completa pode ser lida aqui.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciana

Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu aplicativo cine vision v5

Janielle

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.link do aplicativo