Dólar opera em queda nesta segunda (15), com baixa de 0,35% por volta das 10h15, negociado a R$ 5,3914. No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subia 0,11%, aos 160.938 pontos. Os investidores iniciam a semana atentos a indicadores que ajudam a calibrar as expectativas para a atividade econômica no Brasil e nos Estados Unidos.
Dados oficiais e novas projeções entram no radar ao longo do dia, junto com falas de autoridades monetárias. No Brasil, o destaque da manhã é o IBC-Br. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador caiu 0,2% em outubro frente a setembro, resultado próximo ao esperado pelo mercado, que projetava recuo de 0,3%.
Mais cedo, o Banco Central publicou o boletim Focus, que reúne estimativas de mais de 100 instituições financeiras. O relatório apontou nova redução nas expectativas de inflação para 2025 e 2026, marcando o quinto e o quarto recuos consecutivos, respectivamente.
Ainda na agenda doméstica, a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) divulga às 15h os números da balança comercial semanal, que mostram a diferença entre exportações e importações do país no período.

Dólar. Foto: Wikimedia Commons
Nos EUA, os investidores acompanham o Índice Empire Manufacturing, que mede a atividade industrial em dezembro. Além disso, estão previstos discursos de dirigentes do Federal Reserve: Stephen Miran às 11h30, John Williams às 12h30.
Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

