Drops de Jogos recebeu informações oficiais da associação. Abragames lidera parceria com gamescom e maior evento de games da Europa terá o Brasil como país foco da edição de 2023.
A indústria brasileira de games vem conquistando grandes reconhecimentos internacionais. E, agora, o Brasil será o país homenageado na edição de 2023 da gamescom, o maior evento de games do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A partir de uma parceria entre a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, projeto setorial de exportação da Abragames com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), o país terá grande destaque no pavilhão de exposições da feira em Colônia/Alemanha, participando da cerimônia de abertura, tendo um estande com mais de 50 estúdios nacionais e cumprindo uma extensa agenda de compromissos entre 22 e 27 de agosto de 2023.
“Sem dúvidas, é um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos acompanhamos resultados incríveis da indústria de games nacional e a homenagem da gamescom coroa todo o trabalho que vem sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros. É uma honra para a Abragames encabeçar esse projeto e vivenciar de perto um reconhecimento sem precedentes”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
“Nós, da ApexBrasil, somos parceiros da Abragames e acreditamos na indústria brasileira de games, que vive um momento importante. Com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, poderemos fortalecer este setor, estabelecendo políticas públicas continuadas de apoio e procurando regulamentar e facilitar o desenvolvimento da indústria dos games no Brasil. Temos muitos talentos e precisamos criar um ecossistema adequado para aproveitar isso, afinal, estamos falando de uma indústria gigante, com mais de 3 bilhões de jogadores pelo mundo e com um potencial imenso”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Durante a gamescom, além do reconhecimento como um importante pólo de desenvolvimento de games, o Brasil estará representado por uma comitiva de mais de 50 estúdios brasileiros liderados pela Abragames, por meio do Projeto Brazil Games. Sempre com o objetivo de aumentar a visibilidade da indústria local e impulsionar a geração de negócios internacionais, a participação brasileira em mais um evento internacional será potencializada no espaço estande, onde os estúdios nacionais poderão apresentar seus jogos, ampliar o networking e participar de reuniões comerciais.
“A gamescom é o principal evento internacional para toda a comunidade gamer. A parceria com diferentes países em cada edição do evento e a exibição de cenários vibrantes e diferentes da indústria de jogos sempre foi, e continua sendo, uma parte vital da nossa ambição de reunir essa indústria global e imensamente dinâmica. Em 2023, estamos muito satisfeitos em ter um país com o potencial do Brasil ao nosso lado”, comenta Gerald Böse, presidente e diretor executivo da Koelnmesse, organizadora da gamescom.
“Estamos muito satisfeitos em ter o Brasil como parceiro oficial da gamescom 2023, sendo o primeiro país da América Latina nesta posição. Isso mostra mais uma vez que a gamescom é o lar da indústria internacional de games, conectando países e continentes por meio de jogos. A indústria brasileira de games tem crescido fortemente e está muito bem conectada internacionalmente. O Brasil e a América Latina contribuem para um universo gamer mais vibrante e colorido, que celebraremos juntos na gamescom, em agosto”, diz Felix Falk, diretor administrativo da Associação da Indústria Alemã de Games.
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade e, só em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países. Além disso, em 2022, 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.
A lista completa com todas as empresas que participarão da comitiva nacional na edição de 2023 e os detalhes da agenda das principais atividades da Abragames na gamescom estão disponíveis nas páginas do Brazil Games e da Abragames.
LEIA MAIS
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?
Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre a gamescom
A gamescom é o maior evento de games do mundo e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. Em 2023, a gamescom acontecerá de forma presencial em Colônia, na Alemanha, e on-line de 22 a 27 de agosto. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse e game – Verband der deutschen Games-Branche e.V.
Sobre a Koelnmesse – feiras da indústria para o setor de jogos
A Koelnmesse é uma empresa líder internacional na organização de feiras nos segmentos de jogos e entretenimento. Com sede em Colônia/ALE, a gamescom é o maior evento mundial de games e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. Ela reúne jogadores apaixonados, visitantes corporativos e expositores de todo o mundo com uma abordagem altamente eficaz, de forma presencial e on-line, fazendo dela o principal evento de jogos para públicos B2C, B2B e B2G. Além da feira realizada em Colônia, a Koelnmesse está expandindo estrategicamente seu portfólio internacional. Em Singapura, a gamescom Ásia fornece uma poderosa plataforma industrial adicional para o mercado de jogos da Ásia-Pacífico em rápido crescimento, combinando oferta e demanda de forma abrangente.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Vengeful Guardian Moonrider, uma resenha por Pedro e Paulo Zambarda
Opinião: Por que Elden Ring foi o game que simboliza 2022 para mim?
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.