Drops de Jogos recebeu informações da empresa. Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação segundo relatório.
A Adjust, suite de mensuração e analytics, lançou seu relatório anual Mobile App Trends, no qual analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, entre elas, a de jogos. Os dados mostram que as instalações de apps de games diminuíram globalmente em 12% em 2022 se comparado ao ano anterior, sendo que a América do Norte teve a queda mais expressiva, de -20%, enquanto a América Latina sofreu o menor impacto, de -6%.
Apesar de parecerem preocupantes, no entanto, estas diminuições parecem ser temporárias, de acordo com o relatório. Os primeiros dados globais de 2023 mostram que as instalações em janeiro foram 23% maiores em comparação com o quarto trimestre de 2022, e 10% superiores à média total de 2022. Já a receita in-app em 2023, ou seja, valores gastos dentro dos apps, até agora, aumentaram em 6% com relação à média do período anterior e 14% se comparado ao último trimestre do ano passado.
Quais os jogos mais baixados?
Globalmente, o campeão de downloads foi o game de corrida infinita Subway Surfers, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Os famosos Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados em quarta e sétima posições, respectivamente.
Os jogos hipercasuais – games de dinâmica e design simples com desafios básicos a serem seguidos – são os que tiveram a maior porcentagem do total de instalações de jogos, chegando a 25% do total desta vertical. A categoria ação foi a segunda da lista (14%), seguida dos games de puzzle (12%). Os de esportes e os casuais empataram com 9%.
Subverticais em crescimento
Globalmente, em 2022, games de música e educação foram os que mais cresceram, 190% e 124%, respectivamente. Outros jogos também aparecem na lista das subverticais que tiveram acréscimo durante o ano. São elas: corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).
LEIA MAIS
1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha
2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?
Mobile App Trends
O relatório, baseado em conjuntos de dados totalizando mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa as tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção, taxas de reatribuição e mais ao redor do mundo. Para mais insights, baixe o ebook completo aqui.
Sobre a Adjust
A Adjust tem a confiança de profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, de dispositivos móveis a CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas da jornada de marketing de aplicativos, desde marcas digitais de rápido crescimento até empresas físicas que lançam seus primeiros aplicativos. O suite eficaz de mensuração e análise da Adjust fornece visibilidade, insights e ferramentas essenciais que geram melhores resultados. A Adjust é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Vengeful Guardian Moonrider, uma resenha por Pedro e Paulo Zambarda
Opinião: Por que Elden Ring foi o game que simboliza 2022 para mim?
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.