Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação segundo relatório - Drops de Jogos

Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação segundo relatório

Queda de 12%

Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados

Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações da empresa. Mercado de games mobile retrai em 2022, mas já mostra recuperação segundo relatório.

Adjust, suite de mensuração e analytics, lançou seu relatório anual Mobile App Trends, no qual analisa informações sobre downloads e registros em aplicativos de diversas verticais, entre elas, a de jogos. Os dados mostram que as instalações de apps de games diminuíram globalmente em 12% em 2022 se comparado ao ano anterior, sendo que a América do Norte teve a queda mais expressiva, de -20%, enquanto a América Latina sofreu o menor impacto, de -6%.

Apesar de parecerem preocupantes, no entanto, estas diminuições parecem ser temporárias, de acordo com o relatório. Os primeiros dados globais de 2023 mostram que as instalações em janeiro foram 23% maiores em comparação com o quarto trimestre de 2022, e 10% superiores à média total de 2022. Já a receita in-app em 2023, ou seja, valores gastos dentro dos apps, até agora, aumentaram em 6% com relação à média do período anterior e 14% se comparado ao último trimestre do ano passado.

Quais os jogos mais baixados?

Globalmente, o campeão de downloads foi o game de corrida infinita Subway Surfers, seguido pelo battle royale Stumble Guys e pelo app do universo virtual da plataforma global Roblox. Os famosos Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados em quarta e sétima posições, respectivamente.

Os jogos hipercasuais – games de dinâmica e design simples com desafios básicos a serem seguidos – são os que tiveram a maior porcentagem do total de instalações de jogos, chegando a 25% do total desta vertical. A categoria ação foi a segunda da lista (14%), seguida dos games de puzzle (12%). Os de esportes e os casuais empataram com 9%.

Subverticais em crescimento

Globalmente, em 2022, games de música e educação foram os que mais cresceram, 190% e 124%, respectivamente. Outros jogos também aparecem na lista das subverticais que tiveram acréscimo durante o ano. São elas: corrida (+20%), palavras (+7%), competição (+5%) e arcade (+3%).

LEIA MAIS

1 – God of War Ragnarök: entre deuses e monstros. Uma resenha

2 – Opinião: Por que Punhos de Repúdio foi o game brasileiro que simboliza 2022 para mim?

Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados

Candy Crush e FIFA Mobile também figuram na lista dos 10 mais baixados. Foto: Divulgação

Mobile App Trends

relatório, baseado em conjuntos de dados totalizando mais de 100 mil aplicativos mensurados pela Adjust, analisa as tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção, taxas de reatribuição e mais ao redor do mundo. Para mais insights, baixe o ebook completo aqui.

Sobre a Adjust

A Adjust tem a confiança de profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e expandir seus aplicativos em diferentes plataformas, de dispositivos móveis a CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas da jornada de marketing de aplicativos, desde marcas digitais de rápido crescimento até empresas físicas que lançam seus primeiros aplicativos. O suite eficaz de mensuração e análise da Adjust fornece visibilidade, insights e ferramentas essenciais que geram melhores resultados. A Adjust é de propriedade da AppLovin (Nasdaq: APP) e está sediada em Berlim, Alemanha.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments