Memory Card - Concerto em homenagem aos 25 anos de Zelda [site da Acigames - Ago/2011] - Drops de Jogos

Memory Card – Concerto em homenagem aos 25 anos de Zelda [site da Acigames – Ago/2011]

  • por em 7 de maio de 2023

Foto do Grupo Multiplayers - Imagem: Facebook

Resgatamos mais um momento significativo dos games no Brasil, hoje com essa apresentação orquestral, de 2011, como segue:

O Grupo Multiplayers (http://www.multiplayers.mus.br – site atualmente indisponível), acaba de firmar uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Grupo XBlade para a realização de um concerto em homenagem aos 25 anos da série The Legend of Zelda (http://www.zelda.com).

O concerto acontece no dia 18 de setembro de 2011, às 15h30, no Teatro Londrina, localizado no Memorial de Curitiba, Largo da Ordem, em Curitiba, no Paraná.

The Legend of Zelda teve sua primeira versão lançada para o saudoso NES, em 21 de fevereiro de 1986, e foi o jogo responsável pela disseminação dos RPGs eletrônicos denominados “action-adventures”.

A franquia de sucesso alcançou um total de 13 jogos para vários consoles da família Nintendo e ainda é um dos grandes responsáveis pelo enorme apelo popular da empresa entre jovens e crianças.

Entre as muitas curiosidades da aventura para amantes da cultura gamer, vale saber que o nome do jogo foi uma homenagem de Shigeru Miyamoto, seu criador, inspirada na esposa do escritor Francis Scott Fitzgerald e que a primeira versão do jogo foi lançada não em cartucho, mas em disquete, como uma aposta no Famicom Disk System, projeto que permitia salvar o game em determinadas fases, algo inédito para consoles da época (veja outras curiosidades e exquisitices do game nesta nota do site Technologizer (http://technologizer.com/2011/02/21/legend-of-zelda).

O concerto do Grupo Multiplayers terá 75 minutos e será dividido em 2 atos: no primeiro, serão executados temas de todos os games da série Zelda, à exceção de Ocarina of Time e, no segundo, o repertório volta-se integralmente aos temas de Ocarina of Time, game que está entre os mais conceituados e venerados da série. Peer Schneider escreveu, em novembro de 1998 (http://ign64.ign.com/articles/150/150437p1.html), para o site IGN, dando seu veredito sobre o game: “Ocarina of Time é, provavelmente, o melhor da série. Ao contrário das centenas e centenas de continuações de jogos sem inspiração existentes, Ocarina of Time leva algumas ideias básicas de jogabilidade e da história de seus antecessores e os desenvolve em uma experiência completamente única”.

Especificamente sobre a música composta para o game, Jon Turner escreveu, para o site Square Enix Music (http://www.squareenixmusic.com/reviews/jonturner/zeldaocarina.shtml), em 1998, comentando: “A trilha sonora de Ocarina of Time merece um lugar especial na história da música dos jogos e das trilhas sonoras da Nintendo, e ganha minha mais elevada recomendação”.

Durante os intervalos do concerto, a banda promete a realização de sorteios de brindes e um Kit Zelda especial.

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro, no dia 18/09/2011, a R$ 10,00 + 1kg de alimento não perecível.

O evento conta com grandes apoios, como os sites Wii-Brasil, Nintendo World, IGN.com, Zelda.com.br, Warpzone e da Fundação Cultural de Curitiba.

A Acigames realiza a divulgação do evento e comparece na data, para fortalecer o ideal do game como forma de cultura e entretenimento educativo. Durante o período do concerto, representantes da entidade estarão no local, oferecendo brindes e informações sobre o projeto Jogo Justo e outras ações da entidade, voltadas ao aprimoramento do mercado gamer no Brasil e atividades culturais, como Acigames IndieFest, Festival de Jogos Eletrônicos a ser realizado em 2012 e o Festival Digital de Bandas de Games, a ser realizado pela associação em dezembro.

O teatro Londrina possui apenas 120 lugares. Então, corra para garantir sua participação!

The Legend of Zelda: 25 Anos de Gamemusic – Concerto Multiplayers
Data: 13 de Setembro de 2011
Horário: 15:30hrs
Local: Teatro Londrina, localizado no Memorial de Curitiba, Largo da Ordem, Curitiba – PR

Atualização: A Acigames, Associação dos Jogos Eletrônicos do Brasil, criada em meados de 2010 e hoje aparentemente inativa, teve o mérito de chacoalhar a Abragames, que tinha atuação mais tímida e, vendo a chegada de uma ‘concorrente’, trouxe grandes realizações. Entre os projetos da Acigames, o Jogo Justo foi o de maior impacto midiático e social, mas outras atividades, como apoio a trabalhos de terapia com jogos digitais em hospitais e a eventos artísticos e culturais – a exemplo do relatado nesse artigo – foram bastante significativos à época. Outras ideias, como o IndieFest e o Festival Digital de Bandas de Games, jamais saíram do campo das intenções.
O Grupo Multiplayers continua ativo em Curitiba e tem realizado apresentações com trilhas de composições Geeks, que sempre atraem um grande público. O projeto tem página no Facebook.
Zelda continua um dos games de maior sucesso na Nintendo e o artigo – produzido para ajudar a ampliar o interesse do público pela apresentação – traz boas curiosidades sobre a franquia. Um detalhe interessante (e bastante incomum para a atualidade da web) é o fato do link do site Technologizer continuar disponível online doze anos depois dessa reportagem.
Abaixo, é possível conferir o vídeo de uma apresentação da orquestra de Curitiba realizada há cerca de três anos junto com a banda Hikaru Squad, também curitibana. Vida longa ao Grupo Multiplayers e que venham mais shows com temas de games por aí!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments