Memory Card: OXO, o primeiro game a válvula! [Aperta Start – Jul/2011]

Há muita controvérsia sobre qual terá sido o primeiro jogo eletrônico da humanidade.

  • por em 4 de agosto de 2023

OXO, 'jogo da velha' de Alexander 'Sandy' Douglas - Imagem: Universidade de Cambridge

Quem conhece história dos games sabe como é difícil definir qual foi o primeiro jogo eletrônico da humanidade.

Dependendo do que você interpretar por “jogo eletrônico” a gama das possiblidades vai de 1939, época de lançamento do Nimatron a 1962, quando Ralph Baer desenvolveu seu Brown Box.

Uma das invenções mais celebradas da primeira fase dos jogos eletrônicos é o OXO, também conhecido como Naughts and Crosses (e ainda Tic Tac Toe). O jogo teve o mérito de ter sido pensado como uma tese que sugeria o conceito então ainda embrionário de interação homem-computador.

Em 1952, Alexander Shafto (“Sandy”) Douglas era um jovem doutorando e considerou que o bom e velho “Jogo da Velha” seria um exercício simples e eficaz para mostrar a relação entre computadores e seres humanos.

O título do primeiro jogo da história é algo que não é de todo acordado e, é claro, depende do que você entende por jogo. Na semana passada, viajou para os Estados Unidos de 1958 para lembrar Tennis for Two de William Higinbotham, um jogo de vídeo pioneira (que, naturalmente, é a primeira natureza desportiva) e, nesta ocasião, vamos voltar no tempo para Inglaterra em 1952 para atender OXO. Eu diria que esta é a primeira implementação eletrônica do jogo do jogo do galo (também conhecida como tic-tac-toe) e foi conduzido por Alexander “Sandy” Douglas para o EDSAC, um dos primeiros computadores que nunca.

A verdade é que a história da OXO e ESDAC são bastante interessantes. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos dos matemáticos que trabalharam para decifrar o código Enigma, voltou ao mundo da faculdade e trabalhava na construção dos primeiros computadores eletrônicos. Nos Estados Unidos desenvolveu o EDVAC da Universidade de Machester Manchester Mark I e da Universidade de Cambridge ESDAC (calculadora de armazenamento eletrônico Delay automático).

O EDSAC foi o resultado de um projeto liderado por Maurice Wilkes e começou como um projeto para a Universidade que construir seu próprio computador com base em trabalhos publicados de existir, isto é, utilizando o desenvolvimento ágil de usar tudo o que já está tinha descoberto e que, entre outros, os tubos de vácuo usado para implementar a lógica digital. Só ficaram assim maio 1949, lançando o EDSAC, que também se tornou um dos primeiros computadores a ter um programa armazenado na memória e em 1951 introduziu o conceito de microprogramação fazendo a CPU o computador era controlada por um programa escrito ROM do sistema.

Neste viveiro do Laboratório de Matemática da Universidade de Cambridge em 1952, o doutorando Alexander “Sandy” Shafto Douglas (que mais tarde se tornou professor de Ciência da Computação da Universidade de Leeds) trabalhou em uma tese que incidiu sobre a interação entre computadores e seres humanos para que eles pensaram um bom exemplo pode ser a codificação de um jogo que permite que um ser humano para jogar contra uma máquina. OXO nasceu, um jogo agendado para ESDAC (e, claro, só trabalhou para este computador) que ele usou como um telefone e controle de como a tela de um osciloscópio de saída.

Comenta-se que o código do jogo era bem simples (a máquina foi introduzido pela codificação em um cartão perfurado) e o computador, de fato, jogou bem no jogo. Assim que o jogo foi carregado, a tela mostrou uma mensagem que indicava ao usuário escolher quem iria dar o primeiro passo, se o ser humano ou o computador, uma vez lançado o jogo, o usuário indicou a posição da caixa ocupariam pelo telefone de discagem do número (1 a 9) e, logo em seguida, o computador respondeu, colocando o seu chip na placa. Hoje só podemos ver como este jogo graças a ESDAC simulador criado por Martin Campbell-Kelly na Universidade de Warwick, mas até mesmo um simulador, é fascinante pensar que uma máquina feita por válvulas de vácuo no início de de 50 para executar um programa que foi capaz de jogar este jogo contra um ser humano:

Na verdade, um jogo bem jogado em três em uma linha deve terminar com um empate, ou seja, jogando bem não deve haver nenhuma maneira de ganhar, essa é a beleza deste algoritmo. Este jogo é considerado, e um dos primeiros na história como uma das primeiras implementações com gráficos como saída e também uma das primeiras manifestações da inteligência artificial.

By the way, graças à OXO, Alexander S. Douglas ganhou o título de doutor, mas nunca planejou qualquer outro jogo.

Atualização: o texto original foi produzido como uma tradução do artigo do site Hipertextual, escrito por Velasco JJ, ainda hoje disponível online.

Imagem: fotomontagem a partir de foto da Universidade de Cambridge

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments