Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros - Drops de Jogos

Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros

Evento de especialistas

Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros

Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do evento. Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros.

Quem conhece, sabe: é impossível não voltar no tempo e não lembrar de Super Mario Bros ou The Legenda of Zelda tão logo se ouve os primeiros acordes da trilha sonora desses dois entre vários jogos icônicos que fizeram parte da vida de muita gente. Assim como acontece com filmes e novelas que marcaram época, a música nos jogos evoca memórias e emoções. Cada fase ultrapassada, cada vitória ou cada derrota podem ser vivenciadas pela trilha sonora composta para guiar o jogador.

Por ser um importante elemento no desenvolvimento de jogos, seja para diversão ou para educação, a produção sonora para games é tema da conferência Game Audio Track, que vai reunir em Lisboa, no próximo dia 17 de novembro, os principais nomes brasileiros desse mercado. O evento, organizado pela Flutu Music e Game Audio Academy,  faz parte da programação do Lisboa Games Week 2022, que ocorre entre os dias 17 e 20 deste mês, e é considerado o maior evento de jogos de Portugal.

“A conferência irá mostrar o papel do game audio para o desenvolvimento de jogos. Em eventos de games, vemos muito a discussão e compartilhamento de experiências nas áreas de arte, ilustração ou desenvolvimento e agora estamos propondo um dia inteiro somente sobre game audio. Vamos mostrar grandes personagens desse mercado de Portugal e do Brasil”, explica Victor Hime, diretor de áudio na Flutu Music, estúdio de produção sonora brasileiro que atua no mercado europeu e organizador do evento. 

Thiago Adamo, da Game Audio Academy –  uma das maiores plataformas de ensino de game audio, com mais de dois mil alunos matriculados – reforça que o evento será uma oportunidade para profissionais da área aprenderem com quem faz projetos de músicas para todos os tipos de jogos, desde a produção para grandes estúdios (AAA) ou até mesmo para os da categoria Indies

“Para profissionais da área ou quem deseja entrar no mercado de game audio, a programação da conferência vai indicar caminhos para traçar um plano para começar nessa indústria de jogos da melhor forma possível. Também será possível obter feedbacks de profissionais com mais de 10 anos de experiência na área de games e ter acesso a tendências e novidades que vão fazer a diferença nos próximos 10 anos no desenvolvimento de áudio para games”, explica ele. 

LEIA MAIS

1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros

Conferência em Lisboa reúne experts do game audio portugueses e brasileiros. Foto: Divulgação

Mercado em expansão para músicos e produtores musicais 

Além da troca de experiências e as novidades no universo da produção musical para games, o evento também vai mostrar as possibilidades de um mercado em ascensão, especialmente para produtores musicais, que podem ter no desenvolvimento de jogos um nicho importante a ser explorado. Somente no Brasil, o mercado de games como um todo movimentou, em 2021, US $2,3 bilhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames). 

Victor Hime explica que o primeiro passo de profissionais da música que quiserem ampliar o portfólio e desenvolver trabalhos de produção sonora para jogos é buscar especialização em middlewares, softwares utilizados para conectar toda engenharia de áudio dentro do jogo que está sendo desenvolvido. 

“É muito importante dominar ferramentas de implementação para áudio adaptativo e dinâmico. Se você não domina as ferramentas, você fica um pouco refém da espera de que alguém o convide para participar de um projeto de game audio”, diz, acrescentando que durante a conferência Game Audio Track será possível interagir com profissionais que estão consolidados nesse mercado. “Os profissionais vão contar um pouco da experiência deles, como iniciaram no mercado e que trajetória fizeram para chegar no ponto em que estão”, informa.

Hime, que será o primeiro speaker do evento, apresentará sua trajetória com a Flutu Music, empresa que atua com produção musical desde 2014 e que, desde 2019, se dedica exclusivamente a produções para game audio. Atualmente, além do Brasil, a empresa brasileira vem expandindo sua atuação no mercado europeu e oferece um departamento de áudio completo dentro de grandes estúdios desenvolvedores de jogos. 

Confira a programação completa da Game Audio Track

10h: Abertura – Victor Hime (Flutu Music). 

11h: Fundamentos do Game Audio – Thiago Adamo (Game Audio Academy). 

12h: Composição para Grandes Desenvolvedores (AAA): Pedro Camacho (compositor).

14h: Negócios em Game Audio – Victor Hime (Flutu Music).

15h: Sons de Hollywood – Nuno Fonseca (CEO da Sound Particles).

16h: Implementação “Out of Line” – João Costa (SFX Designer na Fortis)

Serviço: 

O quê: Game Audio Track (www.gameaudiotrack.com)

Quando: dia 17 de novembro, das 10h às 18h. 

Onde: Parque das Nações, em Lisboa (Portugal). 

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments