Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e traz a cartilha Lula Play

Festival Games for Change América Latina

Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e a cartilha Lula Play

Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e a cartilha Lula Play. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais de Gilson Schwartz, organizador do evento. Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e a cartilha Lula Play.

Comemorando sua décima edição, o Festival Games for Change América Latina realiza o primeiro debate público sobre políticas públicas para a indústria de jogos no governo Lula, ao mesmo tempo em que engaja desenvolvedores de jogos e as indústrias criativas com questões educacionais e ambientais. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 18 e 20 de novembro, culminando com a quarta edição do concurso “Pitch for Change” que vai premiar jogos voltados à transformação social.

“Pela primeira vez na história do Brasil, as eleições presidenciais integraram as artes, a cultura e os jogos como uma questão política fundamental. Não é por acaso, pois o governo atual implementou políticas destrutivas na área social, da ciência, contra a cultura e o meio-ambiente, além de favorecer a desregulamentação do controle de armas, a destruição da Amazônia e o desmantelamento radical da educação pública”, afirma o Presidente da Games for Change América Latina, Gilson Schwartz. “A pandemia também trouxe à tona o racismo estrutural, por isso temos o orgulho de comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil na cerimônia de encerramento, após o anúncio da premiação dos melhores jogos do ano”, completa Schwartz.

“Lula Play” foi publicado por um grupo de profissionais de jogos no início da campanha e foi integrado ao programa do presidente eleito. Há esperança de que novas políticas reconstruam os investimentos do país em políticas sociais, educação e cultura alavancadas por jogos voltados para crianças e jovens.

O Festival também apresentará os premiados do Cross-Cultural Impact Jam, co-promovido com a Games for Change de Nova York e a empresa UNITY (desenvolvedora de software para a criação de games), ocorrida na primeira semana de novembro.

Novos jogos digitais como “Master Lemon” (Pepita Digital), “PoN” (Ilex Games) e jogos não digitais como “Macunaíma” (Coletivo Lúdico) e “Purposyum” (United Nations Office on Drugs and Crime) serão apresentados pelos criadores e propostos como parte de práticas pedagógicas inovadoras.

LEIA MAIS

1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e a cartilha Lula Play

Festival de games celebra o Dia da Consciência Negra no Brasil e a cartilha Lula Play. Foto: Divulgação

Sessões com foco na internacionalização de projetos de jogos de impacto social trarão líderes da indústria latino-americana e dos capítulos regionais da rede “Games for Change” para uma avaliação de novas estratégias de cooperação. A rede atua na América Latina, União Européia, África, Ásia e Oriente Médio.

O Festival também destaca abordagens mais filosóficas em mesas redondas sobre jogos e educação, alegoria e questões de gênero. A palestra de encerramento será proferida por Eric Zimmerman, um célebre autor e colaborador de longa data da cena “G4C”.

Mais informações estão disponíveis no site da “G4C Latam”, todas as sessões serão transmitidas entre 18 e 20 de novembro. A festa de confraternização final e inclui um “talk show” e começa às 19h (horário de Brasília) do dia 20 de novembro, organizado pela “Frente Nacional das Mulheres do Hip Hop”, fundada em 2010. Artistas como Priscila Fenics, Lunna Rabetti, Sharylaine e Meire D´Origem, do Estado de São Paulo, Andreia Felix, de Minas Gerais, Iza Negratcha, de Sergipe, e Udi, da Bahia, apresentarão e debaterão o futuro da arte e do entretenimento para a mudança no Brasil e na América Latina.

Festival X Games for Change América Latina 2022

https://latam.gamesforchange.org/

https://www.facebook.com/g4cal

latam@gamesforchange.org

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments