Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.
À convite do desenvolvedor Pedro Caxa, nós jogamos 15 minutos do jogo brasileiro Camp Wars. Game de tiro em primeira pessoa com tinta, o título parece uma verdadeira brincadeira de criança com ares entre Counter-Strike e Fortnite. Os cenários coloridos e simples mostram que o game roda na maioria dos PCs disponíveis no mercado.
Camp Wars é fruto do trabalho duro de Pedro, que teve um lançamento não bem-sucedido em 2021 devido a problemas em servidores. No entanto, a dificuldade no desenvolvimento gerou algo positivo para o dev. Levando suas questões para uma rede social como o TikTok, ele bombou e chegou em mais de dois milhões de seguidores.
A cópia que jogamos, com o próprio desenvolvedor, estava disponível no estande do TikTok na Brasil Game Show (BGS). Os efeitos sonoros do game tiveram a colaboração do músico Thiago Adamo.
O jogo foi reconstruído do zero, levando em conta que suas primeiras versões mostravam personagens em terceira pessoa, armas com sons de tiro real e outras ideias que foram descartadas ao longo do caminho.
Caxa parece ter levado à risca a ideia de “menos é mais”.
E isso engrandeceu o jogo. Em setembro, conversei com ele em um debate sobre produção de conteúdo da Game Jam Plus. O papo, além de abordar as dificuldades como dev, mostrou que ele também criou um sistema de produção de conteúdo ao redor de seu próprio título e da indústria como um geral.
Pedro Caxa hoje fala sobre Camp Wars, sobre outros títulos do mercado, como Horizon Chase 2 e até sobre a grande indústria. É o “exército de um homem só”.
LEIA MAIS
1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda
2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda
Estamos na expectativa que mais pessoas possam jogar Camp Wars. Quando ele estiver efetivamente pronto.
Notas
- Gráficos: 9
- Jogabilidade: 9,5
- Som: 9
- Replay: 8,5
- Nota final: 9
Sabemos que a versão disponível ainda é experimental. Mesmo assim não deixamos de dar notas para nossas primeiras impressões – podendo mudá-las com o jogo em sua versão final.
https://www.tiktok.com/@pedrocaxa/video/7149306057498627333?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7051168291607479813
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok
Elden Ring democratizou o jogo de grande dificuldade. Por Pedro Zambarda
Edição de 40 anos da revista Micro Sistemas explora sua própria história e futuro
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.