Pioneiro dos games no Brasil, Renato Degiovani reafirma sua aposta em jogos no Holodeck de Star Trek - Drops de Jogos

Pioneiro dos games no Brasil, Renato Degiovani reafirma sua aposta em jogos no Holodeck de Star Trek

Falou na exibição do documentário Loading

  • por em 17 de outubro de 2022
Renato Degiovani com Carlos Bighetti e Marcus Garrett, no palco do MIS, em outubro de 2022

Renato Degiovani com Carlos Bighetti e Marcus Garrett, no palco do MIS, em outubro de 2022. Foto: Kao Tokio

No último dia 15 de outubro, os saudosistas dos games puderam conferir o lançamento do documentário “Loading – Nossos Primeiros Jogos de Computador“, produzido pelo jornalista Carlos Bighetti e pelo pesquisador de retrocomputaria e retrogames Marcus Garrett.

Ao final da exibição, os produtores convidaram alguns dos entrevistados do vídeo a subirem ao palco, para relatar suas experiências e responder eventuais perguntas do público.

À ocasião, o decano Renato Degiovani, reconhecido como o primeiro designer de games do Brasil, reafirmou sua aposta no futuro dos games, não como produções para VR ou Realidade Aumentada, mas como criações para o Holodeck, conceito criado pela série de ficção científica Star Trek, nos anos 1960. Em essência, o holodeck é um ambiente imersivo, construído por meio de campos de força, com o qual é possível interagir fisicamente, como se fosse parte de nossa realidade material.

Renato já expressou a mesma ideia anteriormente, durante uma apresentação ao público em maio de 2019, durante uma palestra do desenvolvedor brasileiro no evento Fatec Game Week, realizado na escola técnica de São Paulo, na cidade de Carapicuíba.

LEIA MAIS

1 – K-Pop: Manual de Sobrevivência, uma resenha. Por Pedro Zambarda

2 – Documentário Loading, uma resenha. Por Pedro Zambarda

Renato Degiovani com Carlos Bighetti e Marcus Garrett, no palco do MIS, em outubro de 2022

Renato Degiovani com Carlos Bighetti e Marcus Garrett, no palco do MIS, em outubro de 2022. Foto: Kao Tokio

O Drops de Jogos acompanhou a apresentação, na qual o profissional declarou que “o futuro dos jogos, do entretenimento, é o Holodeck”, considerando a hipótese como um processo natural, à medida em que evoluirmos tecnologicamente.

“A gente um dia vai estar no espaço… não vai ter o que fazer. O negócio é você interagir com o mundo virtual”, afirmou, à ocasião, para diversão da audiência, que endossou a possibilidade.

O documentário Loading, que compila uma série de relatos sobre a primeira produção de games brasileiros para computadores, a exemplo de Amazônia, do próprio Degiovani, e Em busca dos Tesouros, clássico de Tadeu Curinga da Silva, de 1986, levou três anos para ser finalizado – em parte, em razão da pandemia – e resgata uma parte significativa da história dos jogos e da computação no Brasil, entre os anos 1980 e 1990.

Loading – Nossos Primeiros Jogos de Computador está disponível para aquisição por meio de mídias físicas e download diretamente na loja virtual da Bitnamic Software.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Opinião: BGS 2022 teve jogo indie com estande próprio e até com o TikTok

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments